Certificação Digital é na CDL de Nova Iguaçu: Facilite a vida da sua empresa

Na era digital torna-se inconcebível gastos desnecessários. Pois pensando nisso, a diretoria da CDL de Nova Iguaçu passou a implementar o serviço de certificado digital para notas fiscais eletrônicas, tendo em vista a grande procura, depois que a lei entrou em vigor em todo o território nacional. Para cada tipo de empresa existem critérios diferenciados, visando sempre agilizar as operações efetuadas, dependendo, é claro, do número de notas fiscais emitidas por dia. O certificado digital é um documento eletrônico que contém informações que identificam uma pessoa, uma máquina ou uma instituição na Internet. Para fazer isso, é utilizado um software como intermediário - pode ser o navegador, o cliente de e-mail ou outro programa qualquer que reconheça essa informação. O certificado digital é emitido a pessoas físicas (cidadão comum) e jurídicas (empresas ou municípios), equipamentos e aplicações. A emissão é feita por uma entidade considerada confiável, chamada Autoridade Certificadora. É ela quem vai associar ao usuário um par de chaves criptográficas (pública e privada). São essas chaves, emitidas e geradas pelo próprio usuário no momento da aquisição do certificado, que transformam um documento eletrônico em códigos indecifráveis que trafegam de um ponto a outro sigilosamente. Enquanto a chave pública codifica o documento, a chave privada associada à ela decodifica. E vice-versa. Um certificado pode ser usado em conjunto com uma assinatura digital. Neste caso, a assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que qualquer alteração o torna inválida.  É como se fosse o RG e o carimbo acompanhado de selo que os cartórios brasileiros colocam para reconhecer firma em documentos.

Segurança e confiabilidade

Para o presidente da CDL-NI, Cláudio Rosemberg, é importante exaltar que, além de ganhar tempo, deixando de ir até o Centro da cidade do Rio de Janeiro, evitando trânsito e outros transtornos, o contribuinte também economizará bastante, deixando de lado gastos que, acumulados, podem fazer a diferença no caixa no final de cada mês. “A CDL-NI é uma instituição que vai completar meio século, ajudando e auxiliando aqueles que são os verdadeiros responsáveis pelo progresso dessa cidade: os empresários de Nova Iguaçu. Hoje, nos tornamos uma Autoridade Certificadora pela confiança e credibilidade que conquistamos ao longo desses quase 50 anos de existência. Agora, temos condições de ajudar ainda mais, oferecendo um serviço rápido e seguro para os nossos empresários. Isso porque, uma das principais características do certificado digital é a segurança que ele proporciona em transações online”. Definiu, o presidente da CDL-NI, Cláudio Rosemberg.Toda as informações referentes ao certificado digital estão disponíveis na sede da CDL-NI que fica no Centro de Nova Iguaçu ou pelo telefone 2882-4800, procurar o gerente de Produção da CDL-NI, Marcos Silva.