PQC: Nova Iguaçu poderá subir no ranking do comércio e dos serviços

Segundo o presidente da CDL-Nova Iguaçu Cláudio Rosemberg, a ideia de implementar o Programa de Qualificação do Comércio (PQC), com atividades educativas e de treinamento realizadas pela CDL-NI em parceria com o SEBRAE/RJ e a FALARTE, surgiu há cerca de dois anos mediante os investimentos imobiliários na Cidade, que trarão novos moradores de poder aquisitivo alto e que visam serviços de qualidade.

– Nova Iguaçu poderá ocupar, entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro, um lugar mais elevado no atendimento do comércio e de serviços, porque pretendemos elevar o nível de conhecimentos gerais e específicos das pessoas que estão à frente deste setor, sem esquecer que deve-se unir a isso o desenvolvimento sustentável – enfatiza o presidente da CDL-NI Cláudio Rosemberg.

“Nova Iguaçu hoje talvez seja a cidade do Estado que mais está recebendo investimentos pulverizados, principalmente na área da Construção Civil. Hoje temos cerca de 28 empreendimentos (cerca de R$2 bi) na área central da cidade, geradores de 2 mil novos apartamentos residenciais e cerca de 2.500 salas comerciais”, continua. Cláudio Rosemberg comenta que para atender esse novo consumidor que está vindo com a aquisição desses imóveis – apartamentos de cerca de 100 metros quadrados comparados aos da Barra da Tijuca, a R$500 mil – “entendemos que precisávamos de uma qualificação do comércio”.

O Almoço Interativo, onde são realizadas palestras, está na sua 72ª edição é um dos apêndices do PQC e/ou ideia foi do diretor financeiro da CDL-NI Alexandre Lopes, além do Almoço Empresarial Itinerante, que está em sua sexta edição. Cláudio Rosemberg destaca ainda que na semana passada, a CDL-NI certificou 115 comerciantes e comerciários que fizerem o Curso de Prevenção a Incêndio e Primeiros Socorros. Um cliente que passe mal poderá ter os primeiros socorros até a emergência chegar, assim como um início de incêndio poderá ser combatido até que o Corpo de Bombeiros atue. “Tudo isso representa mais qualidade no atendimento do comércio.”

– Em 23 de dezembro passado tivemos um grande incêndio numa sapataria no Centro Comercial que causou enormes prejuízos, não só aos comerciantes, que tinham uma expectativa de faturamento, como aos consumidores que queriam fazer suas compras. O incêndio não teve o tratamento inicial necessário porque o gerente da sapataria não sabia abrir o lacre do extintor, mas se ele tivesse feito o treinamento que estamos oferecendo agora, certamente saberia como lidar com a situação e talvez evitar que o fogo se alastrasse para outras lojas. Para atender ao consumidor, em convênio com o Corpo de Bombeiros, temos disponibilizada uma ambulância mista para combate ao incêndio e atendimento preliminar de primeiros socorros que fica de plantão no Centro da Cidade.

Combate à desordem urbana

Para o presidente da CDL-NI, é fundamental combater a desordem urbana, como o caos no trânsito, a limpeza urbana e a segurança, através da criação da guarda municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como a infraestrutura na rede de água e esgotos.

Outro problema é a questão do comércio informal, que precisa ser organizado. “O que falta para inaugurar o Mercado Popular? Está pronto, coberto com ar-condicionado central e 259 boxes.” Esses, entre outros assuntos atinentes ao tema, serão melhor esclarecidos em breve por Cláudio Rosemberg, que do alto de seus de 45 anos ainda tem muito a acrescentar.