As obras do Shopping a Céu Aberto estão orçadas em quase R$ 14 milhões e prevêem rede de drenagem, pavimentação e colocação de redes subterrâneas de eletricidade e telefonia. Abrangerá uma área de 102 mil metros quadrados, onde beneficiará 19 ruas e três praças. Todos os corredores do Shopping receberão novo mobiliário urbano, sendo colocadas em locais estratégicos as ilhas de serviços, que terão telefones públicos, bancas de jornais, bancos, luminárias e mapas para localização das ruas e praças do centro da cidade. 

 

As obras deste projeto, que trará benefícios para 150 mil pessoas e dará um novo fôlego para a 4ª maior cidade em arrecadação de ICMS do Estado do Rio, foram iniciadas dia 18 de outubro pela Marterpav, empresa que ganhou a licitação. 

 

Dos recursos disponíveis, Bornier conseguiu parcerias importantes tanto do governo federal como da iniciativa privada. Todo o trabalho de canalização na Via Light, que receberá todo o deságüe das demais ruas, foi conseguido através do Ministério da Integração Nacional. Além disso, as concessionárias Light, Cedae e Telemar vão investir juntas R$ 3 milhões. 

 

Segundo o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Vicente Loureiro, não existe no Brasil cidade do tamanho de Nova Iguaçu que tenha realizado obra de tal porte. 

 

As etapas do projeto

 

Para facilitar a identificação das ruas, o Shopping a Céu Aberto estará dividido em sete grupos de vias públicas, representados por cores diferentes, que estarão marcadas nos cruzamentos.

 

Na primeira etapa, de cor rosa, está incluída a Av. Nilo Peçanha e um trecho da Av. Governador Amaral Peixoto. Na segunda, de cor verde-escuro, será abrangida a Praça Choppin e a Travessa Irene. Já na terceira etapa, vermelha, serão trabalhadas a Travessa Almerinda Lucas de Azevedo, a Rua Professora Venina Corrêa Torres, a Rua Nelson Ramos e a Quintino Bocaiúva. Na quarta etapa, de cor laranja, serão beneficiadas as ruas Dr. Luís Guimarães, Rua Ministro Edgar da Costa e Rua Governador Portela. Na quinta etapa, de cor azul-claro, estão as ruas Otávio Tarquínio e o trecho liberado para veículos da Av. Governador Amaral Peixoto. A sexta etapa, de cor verde-claro, incluirá a Av. Marechal Floriano Peixoto. E por fim, na sétima etapa desta fase do projeto, de cor amarela, as obras abrangerão as Praças Rui Barbosa e José Hipólito, além da Rua José Hipólito e Travessa Dr. Renato Pedrosa.

 

 

Qualificação

 

Andar no calçadão sem virar o pé nos buracos é o desejo de comerciantes, consumidores e da população em geral. A solução encontrada pelos técnicos é que o pedestre seja privilegiado. Para isso, o piso será uniformizado com pavimento único. As calçadas vão ganhar fradinhos e os carros de serviços e ônibus terão que se adequar as novas regras. Na Avenida Marechal Floriano Peixoto haverá apenas circulação de ônibus, uma medida que fortalecerá o transporte coletivo e ao mesmo tempo disciplinará o trânsito. O governo estuda ainda as mudanças do tráfego na cidade, o que está sendo feito pela Secretaria de Transportes da Cidade.

 

Uma das medidas que promete causar impacto é a sinalização visual com indicação das lojas e dos produtos oferecidos em cada uma delas. As ilhas de serviços receberão estrutura metálica com design arrojado e moderno. Esta é uma das formas encontradas para incentivar os lojista a investirem em seus negócios. Também está previsto o incentivo no IPTU para os comerciantes que recuperarem as fachadas das lojas de acordo com as novas tendências da Cidade.

 

 

Créditos texto e imagens:

Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

A CDL de Nova Iguaçu é uma entidade sem fins lucrativos e possui sede própria que ajuda otimizar os lucros e o bom funcionamento do comércio há 38 anos.

É dirigida pelos próprios empresários, com o objetivo de representar as empresas associadas junto ao poder público e privado ou organismos que se façam necessários e fornece serviços e produtos de qualidade, além de disponibilizar informações vitais ao bom funcionamento do comércio.

 

 

Shopping a Céu Aberto

Conheça as obras deste projeto, que trará benefícios para 150 mil pessoas e dará um novo fôlego para a 4ª maior cidade em arrecadação de ICMS do Estado do Rio. 

 

Contacte-nos ou faça-nos uma visita para conhecer os nossos projetos em andamento.