Vicente Guimarães Sobrinho - O PERFIL DE UM LIDER SINDICAL

A história do Comércio de Nova Iguaçu nas últimas décadas se confunde com a história de Vicente Guimarães Sobrinho, empresário que construiu uma trajetória de sucesso como Representante dos interesses da Categoria do Comércio, nos Municípios

Ao assumir a presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu, o empresário promoveu grandes mudanças na estrutura interna e externa da entidade. Sob sua gestão no processo de mudanças internas, mudou a logomarca, adotando um design mais adequado ao perfil da atualidade, qualificou os funcionários, informatizou os departamentos, reformou a sede, e iniciou, com sua diretoria, o trabalho de manutenção de base nos municípios de Belford Roxo, Japeri e Queimados, que haviam se emancipado de Nova Iguaçu,instituindo ali, sub sedes. Posteriormente conseguiu junto ao Ministério do Trabalho, a base territorial dos municípios de Mesquita , Itaguaí, Paracambi e Seropédica, transformando o Sincovani em um dos maiores Sindicatos varejistas do Estado do Rio.

Paralelamente iniciou um trabalho voltado para o aspecto social nos municípios, formando parcerias públicas e privadas.

Junto ao poder público apoiou o projeto de renovação do Centro Comercial de Nova Iguaçu, participando da Comissão de Obras, conseguindo com o IFEC o mapeamento do local antes do inicio da intervenção. Participou ativamente do planejamento estratégico de Nova Iguaçu.Na Câmara de Vereadores conseguiu a aprovação do horário de funcionamento do comércio, assim como nos demais municípios, e trabalhou para a aprovação do horário bancário. Junto ao Ministério do Trabalho incluiu o Sincovani em todas as bancadas das Comissões Municipais de Trabalho, Emprego e Renda dos municípios.Com o Vereador Ferreirinha criou o Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Consumidor de Nova Iguaçu, referência nacional, e criou o Prêmio Merito Empresarial de Belford Roxo.

Promoveu iniciativas de capacitação e desenvolvimento dos lojistas e funcionários, com palestras, cursos, apresentação de vídeo business, e ainda instituiu: Consulta Empresarial, Equipe de Cerimonial, Serviço de Buffet e Carro de Som.

Participou de Ações Sociais e Campanhas Institucionais em todos os municípios da base, firmou convênio com cursos de línguas, universidades, faculdades , agencias de turismo, clinicas médicas e odontológicas, cursos de Informática, etc.

Vicente foi Vice Presidente da Federação do Comercio do Estado do Rio de Janeiro, onde formou grandes parcerias com o SESC, SENAC e IFEC,

Mas, Vicente , além de ser o grande negociador dos Dissídios e Convenções coletivas, tem seu maior mérito em ter tornado o Sincovani conhecido por sua postura, credibilidade, e respeitabilidade, junto à opinião pública.