Comércio na Baixada Fluminense já se prepara para o fim de ano

Chegada do último trimestre faz setor varejista começar a contratar e qualificar funcionários

O último trimestre do ano acaba de começar e a expectativa de contratações no comércio varejista supera as ocorridas no mesmo período do ano passado. De um modo geral, o setor prevê com otimismo o aquecimento nas vendas em Nova Iguaçu, bem como nos demais centros comerciais da Baixada Fluminense. Espera-se que este trimestre supere em ao menos 50% o quadro normal das empresas, pois o período costuma atingir consideráveis cifras nas vendas, tornando-se imprescindível a contratação de mão de obra mais numerosa para atender à demanda de mercado.

A expectativa de contratações gera também a necessidade de qualificação profissional, por isso o setor tem sofrido com a rotatividade de funcionários, a fim de selecionar os que serão mantidos até o fim do ano. A falta de profissionais experientes fez com que algumas empresas começassem a contratar antes de outubro na tentativa de preparar o pessoal, pois o mercado receia que haja mais oferta que procura de vagas.

De acordo com Cláudio Rosemberg, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDLNI), o mês de outubro costuma servir de termômetro para as vendas de Natal, já que nele se comemora o Dia das Crianças, uma das datas que mais movimen-tam o comércio no País. “De modo geral, se as vendas superam as expectativas no dia 12 de outubro, o resultado sempre se reflete no Natal, e isso costuma servir-nos de parâmetro” – afirma o presidente. Segundo um estudo de mercado realizado na semana passada pela empresa de pesquisas IDC, as vendas de dispositivos inteligentes – computadores, tablets e celulares – lideraram os trimestres anteriores e também serão os campeões de vendas do atual período. Os tablets, por exemplo, crescerão de 10% este ano até 13% em 2016.

Proteja suas vendas

É óbvio que o aquecimento nas vendas de fim de ano é o período mais esperado pelo comércio varejista, porém tal fenômeno vem sempre acompanhado dos riscos na concessão de crédito e dos prejuízos decorrentes da inadimplência. Mas isso não chega a ser uma ameaça para os empresários, pois a CDL Nova Iguaçu tem a mais poderosa blindagem contra o problema – o SPC Brasil, o maior banco de dados da América Latina. Empresas de todos os portes e segmentos do mercado associadas à CDLNI contam com o Serviço de Proteção ao Crédito, que proporciona-lhes mais segurança e tranquilidade na concessão de crédito. Por isso, não arrisque: Associe-se já!