Nova Iguaçu terá novos distritos industriais

Austin e Cabuçu ganharão complexos industriais e Vila de Cava, um polo logístico, ainda gestão de Nelson Bornier

O município de Nova Iguaçu deve ganhar dois distritos industriais – um em Austin e o outro em Cabuçu –, além de um polo logístico em Vila de Cava. Os empreendimentos devem ser inaugurados ainda na gestão do prefeito Nelson Bornier, que em reunião com diretores da Eletrobras/Furnas negociou a permuta de uma área de 805 mil metros quadrados, situada no limite com o município de Queimados, para a instalação do complexo, que ficará em uma área de três milhões de metros quadrados, abrigando cerca de 40 fábricas de grande porte.

Possuidor do quinto maior PIB da Região Metropolitana do Rio Janeiro, Nova Iguaçu quer atrair mais empresários de médio e grande portes. Juntos, a indústria e o comércio iguaçuanos, incluindo os prestadores de serviços, estão distribuídos em 10 mil empresas, que geram um faturamento mensal de cerca de R$1,5 bilhão e possui um potencial para mais crescimento.

As perdas territoriais sofridas com as emancipações dos distritos de Belford Roxo e Queimados, em1990, tiveram peso significativo na economia de Nova Iguaçu, mas os novos empreendimentos prometem recompô-la através da geração dessas fontes de renda e emprego no setor industrial, cujo foco será concentrado em suas atividades no setor terciário.

De acordo com Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu e empresário do setor da construção civil, a classe empresarial iguaçuana acredita na competência do prefeito Nelson Bornier para incrementar a economia do município com um empreendimento de tal envergadura. ‘‘A criação dos distritos industriais e os incentivos fiscais certamente impulsionarão a economia deste município que já figura entre os líderes no estado. Nova Iguaçu merece, sim, retornar à vanguarda do desenvolvimento, pelo seu imenso potencial de negócios’’, disse Rosemberg.