Comércio inicia campanha da Páscoa

Data comemorada em 20 de abril já mobiliza lojas e consumidores.

Faturamento deve ter aumento de 12% na comparação com 2013

A maioria dos empresários do comércio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro está otimista para a Páscoa deste ano. De acordo com a pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o faturamento deste ano deve registrar um aumento de 12% na comparação com o mesmo período de 2013. A persistência das altas temperaturas não deve afetar a procura de ovos de Páscoa e outros produtos achocolatados. No ranking das empresas mais otimistas da Baixada Fluminense estão as magazines, que esperam faturar 17,9%, seguidas das lojas especializadas (12,3%), dos supermercados (12,1%) e outros comércios (6,0%).

Embalados na estimativa, os lojistas iguaçuanos mais prevenidos já estão com os estoques cheios e as lojas decoradas. Entre as estratégias mais usadas para aumentar as vendas no município, e em toda a Região Metropolitana, estão a decoração especial da loja (69,6%), aumento do estoque (66,5%) e lançamento de novos produtos para a data (39,2%).

A pesquisa revelou que mais da metade dos empresários (54,7%) aumentou os pedidos aos fornecedores para garantir os ovos de Páscoa, que estão de 10% a 15% mais caros em relação à tabela de 2013. Mesmo tendo alta, a venda do produto não deverá ser prejudicada, pois sua principal motivação de consumo está relacionada à satisfação do apelo emocional, principalmente das crianças, que são educadas a partir da representação do simbolismo da Páscoa. ‘‘A Páscoa é uma das campanhas mais importantes do calendário comercial das grandes, médias e pequenas empresas, pois seu brilho aquece de modo significativo as vendas. Por isso os nossos empresários devem aproveitar o momento e investir na diversificação dos produtos da temporada’’, disse Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.

As vendas no Centro Comercial de Nova Iguaçu ainda estão tímidas, pois como de costume, a maioria dos consumidores aguarda até a véspera da Páscoa no intuito de aproveitar as promoções de última hora.