Comércio tem alta com produtos nacionais e preços baixos

O faturamento de quem investe em nacionais e repassa custo moderado deve fechar o ano 45% acima de 2014

Desemprego, inflação, dólar sem freio e instabilidade política vêm derrubando o poder aquisitivo do consumidor. Diante desse quadro, algumas empresas têm adotado duas estratégias para aumentar suas vendas, a despeito do atual momento econômico:

I. Investimento em produtos nacionais;

II. Oferecimento de preços atrativos ao consumidor.

Outra medida que tem contribuído para o bom desempenho dessas empresas é o foco direcionado na fidelização dos clientes ao invés da busca desenfreada pelos novos.

Optar pela posição de quem acredita ser possível ter um bom retorno em tempos difíceis para o mercado, ou simplesmente acompanhar o rumo dos acontecimentos, coloca o empresário entre os que choram e os que vendem lenço. O ex-presidente americano, John F. Kennedy, comentou acertadamente: «Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade!».