Mudanças no Supersimples beneficiam empreendedores

Senado aprova o aumento do teto da receita bruta das empresas que podem optar pelo Simples Nacional e também amplia o limite de enquadramento para o Microempreendedor individual

O Senado aprovou, no último dia 21 de junho, o projeto de ampliação do Supersimples, que eleva de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões o teto da receita bruta das empresas optantes do Simples Nacional. O limite de enquadramento para o microempreendedor  individual (MEI) também foi aumentado de R$ 60 mil para R$ 72 mil.

A medida visa incentivar a formalização de empresas para promover o aquecimento da economia e a geração de empregos, comprometidas desde 2015. O Senado acredita que a categoria empreendedora será beneficiada, pois seu crescimento não será interrompido pela migração para outro regime de tributação devido à extrapolação do teto atual. ‘‘Muitos empreendedores chegam a criar novas empresas para não deixarem de se enquadrar no Supersimples’’, explica Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.

O projeto também prevê a criação da Empresa Simples de Crédito, que oferecerá crédito a empresas locais a juros mais baixos que os praticados no mercado, além de atrair a figura do investidor-anjo, ou seja, o apoiador do empreendedor, que aplica tanto dinheiro quanto sua experiência na busca do sucesso do empreendimento.