Jovens empresários apostam em novas tecnologias

Empreendedores priorizam ferramentas de relacionamento com clientes

O jovem empreendedor brasileiro reconhece a importância da inovação e das novas tec-nologias para aperfeiçoar a gestão e impulsionar as vendas. Pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela CNDL em todos os Estados e no Distrito Federal, sete em cada dez entre-vistados acreditam que as novas tecnologias ajudam a desenvolver negócios (70,3%) e potencializam a lucratividade de suas empresas (69,2%).

Para manter-se informados, os jovens empreendedores se utilizam, sobretudo, da inter-net (41,9%) e das redes sociais (31,5%), além da conversa com outros profissionais do setor (26,6%). O aplicativo de troca de mensagens WhatsAppp (51,9%) é a principal ferramenta de comunicação que os jovens empreendedores usam para o relacionamento com clientes, ficando à frente de perfis corporativos nas redes sociais (41,2%) e de anúncios no Facebook (26,9%).

Para a economista Marcela Kawauti, “além de possibilitar acesso a um vasto contingente de informações, a internet é o referencial maior em termos de inovação, pois nela as ten-dências podem ser detectadas com agilidade, bastando que o empresário consulte suas fontes preferidas. Além disso, o investimento financeiro para fazer uso do meio é baixo, o que facilita ainda mais a adesão”.