Empresários projetam alta dos negócios

Para a maioria dos micro e pequenos empresários as perspectivas para os próximos meses continuam a melhorar

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) avaliaram o otimismo dos pequenos e médios empresários no que diz respeito à retomada do crescimento para os próximos meses. O Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário (ICMPE) revelou que os empreendedores têm clara percepção de que as condições econômicas se deterioraram, mas já veem sinais de recuperação nos próximos seis meses.

De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a expectativa de resolução da crise política, a retomada da agenda econômica e os primeiros indicadores de estabilização da economia devem favorecer a retomada da confiança dos empresários. O indicador avançou 20,7% na comparação entre julho e o mesmo mês do ano anterior. “A proporção dos que se dizem confiantes com a economia subiu, ao passo que a proporção dos que se dizem pessimistas caiu. Mais da metade dos empresários diz estar confiante com o desempenho futuro de sua empresa”, analisa Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O Indicador de Confiança avalia a percepção dos empreendedores que atuam nos setores do comércio e de serviços sobre os últimos seis meses. O ICMPE leva em consideração 800 empreendimentos do setor comércio varejista e serviços, com até 49 funcionários, nas 27 unidades da federação, incluindo capitais e interior.