Comércio varejista tem previsão de aumento nas vendas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da alta de 4,2% do comércio varejista e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo(CNC) revisou de +4,3% para +4,5% sua estimativa de crescimento do segmento do comércio varejista deste ano. A pesquisa foi a primeira avaliação positiva desde a recente greve dos caminhoneiros, que se deu em maio.

A liberação do PIS/PASEP para o consumidor foi determinante nas vendas em agosto. De acordo com a estimativa da Confederação, na ocasião foram injetados aproximadamente R$ 10,3 bilhões do total sacado nos meses de agosto e setembro pelos consumidores.

Na apuração,  os destaques foram para os segmentos de vestuário (+5,6%) - melhor resultado desde fevereiro de 2017 (+12,7%) - e o comércio automotivo (+5,4%).