MPEs do Rio tem alta empregabilidade pelo segundo mês consecutivo

As micro e pequenas empresas do estado do Rio de Janeiro geraram 7,2 mil postos de trabalhos formais em dezembro, o equivalente a 421% em relação ao mesmo período em 2019. De acordo com o Sebrae RJ, esse foi o melhor resultado alcançado pelo setor fluminense em toda a série histórica iniciada em 2007.

O estudo divulgado pelo Sebrae teve como base os dados revelados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e indica que o aumento ocorreu pelo segundo mês consecutivo. No segundo semestre de 2020, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) criaram mais de 68 mil postos de trabalho formais, o equivalente aos 79% de vagas perdidas no primeiro semestre do ano.

O levantamento revela que as MPEs fecharam mais de 16 mil postos de trabalho, ao passo que as médias e grandes empresas perderam mais de 105 mil empregos formais no período. Segundo destacou a economista e analista do Sebrae, Simone Moura, os pequenos negócios movimentam a economia e as atividades de serviços merecem atenção especial, pois foram bastante afetadas pela pandemia, principalmente o setor de turismo. ‘‘O comércio pode funcionar digital, fazer vendas online. Para as empresas de serviços, é mais complicado trabalhar à distância’’, justifica.