Legalização de Empresas em Nova Iguaçu via Internet

Processo facilitará a abertura de novos empreendimentos na cidade

A Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Economia e Finanças, lançará, no próximo dia 21 de fevereiro, às 14hs, nas dependências da Firjan, o "Sistema Fácil Empresarial", uma etapa do projeto "Seja Legal", que informatiza todo o processo de legalização de Empresa, desde o registro na Jucerja (nire), CNPJ, Alvará de Funcionamento e inclusive Licença Prévia de Local, Ambiental e Vigilância Sanitária. O objetivo é mostrar aos contadores, empresários, advogados e demais profissões ligadas à área, como legalizar uma empresa em Nova Iguaçu através da internet.

Representantes das instituições de classe e empresários da Baixada Fluminense já se reuniram no último dia 23 de janeiro, com a Secretária Municipal de Economia e Finanças, Maria Helena Alves Oliveira, na Firjan de Nova Iguaçu para uma prévia apresentação do projeto "Sistema Fácil Empresarial". Na ocasião, o presidente da CDL de Nova Iguaçu, Cláudio Rosemberg, expôs aos presentes todos os projetos de investimentos públicos e privados que a cidade estará recebendo de uma forma mais efetiva a partir deste ano.

- São cerca de R$ 2 bilhões em investimentos para os próximos quatro anos e precisamos, mais do que nunca, ratificarmos e consolidarmos as nossas parcerias institucionais, pois precisamos fazer com que todos estes investimentos se convertam em um desenvolvimento sustentável, capaz de trazer mais qualidade de vida para todos os iguaçuanos. O progresso chegou, fruto de todo o nosso empenho e parceria:

- Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cerca de 200 km de saneamento e pavimentação.

- A UFRRJ, com a estrutura para atender 6.000 alunos, já em construção.

- O Hospital da AMIL

- O Viaduto da Posse;

- A duplicação do Top Shopping;

- A retomada das obras do Nova Shopping, na Via Dutra, ao lado do Habibis;

- A chegada de diversos empreendimentos comerciais e de serviços na Via Light (prédio com salas, shoppings e restaurantes);

- Mais de 5.000 novos apartamentos de Classe Média-Alta, distribuídos em cerca de 20 prédios em condomínios com estruturas de lazer e entretenimento ao nível dos empreendimentos da Barra da Tijuca. Conclui Rosemberg.

De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial/IFC, atualmente, a espera para a abertura de um novo empreendimento é de cerca de 45 dias, podendo chegar a 152 dias. A meta da Secretaria é a de que o "Sistema Fácil Empresarial" garanta a criação de uma nova empresa em no máximo quatro dias. "Nova Iguaçu é uma das pioneiras a adotar esse Sistema, onde o empresário vai realizar toda a prévia burocrática pela internet". Afirma a Secretária Maria Helena. Para Cláudio Rosemberg, presidente da CDL de Nova Iguaçu o projeto é um grande avanço para a cidade. "A desburocratização vai facilitar a abertura de novas empresas, gerando uma receita maior para o município".

O projeto prevê ainda a implantação de nova estratégia de constituição, atualização e integração eletrônica do cadastro das empresas, através de parcerias com a Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria Estadual de Fazenda e Órgãos Municipais.

O evento será realizado no Auditório Silvio Coelho, com a presença da Secretária Municipal de Economia e Finanças Maria Helena Alves e o presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro. A Firjan fica na Rua Gerson Chernicharo, S/ Número. Bairro da Luz – Nova Iguaçu.