Reunião sobre Segurança Pública em Nova Iguaçu na CDL

Poder público e sociedade civil discutem a instalação de destacamento da PM no centro de Nova Iguaçu.

A CDL de Nova Iguaçu sediou na tarde de terça-feira (22) uma reunião de Segurança Pública em Nova Iguaçu. O encontro reuniu vários representantes do poder público e da sociedade civil iguaçuana, como as polícias Militar e Civil, Prefeitura, entidades empresariais (Acini e Sincovani), Sindicato dos Bancários, OAB, Rotary Club, Loja Maçônica Mestre Hiram, Shopping Nova Iguaçu, profissionais liberais, empresários e outros.

Destacamento Policial

A reunião que teve como pauta a reivindicação de um destacamento de Polícia Militar para o centro de Nova Iguaçu.  Ficou definido que será enviado ao Governador um Manifesto solicitando a liberação do antigo prédio da 52º DP para que ali funcione uma CIA destacada da PM/20º Batalhão.

Conjuntura Econômica

A crise generalizada na economia do país ocasionou um aumento significativo de assaltos na região, apontadas como uma das causas do avanço da criminalidade na cidade. O Tenente-Coronel Roberto Christiano Dantas, comandante do 20º BPM, explicou que a perda do efetivo que operava em sistema de voluntariado vem prejudicando as ações de segurança pública, mas destacou que sua tropa continua motivada, agindo ostensivamente na apreensão de armamentos, drogas, veículos roubados e no combate à todas as modalidades de roubos e furtos. O comandante acrescentou que já solicitou ao prefeito Nelson Bornier a criação de um depósito Municipal para atender à alta demanda de apreensões, e destacou que semanalmente vem trabalhando em parceria com a Polícia Rodoviária Federal na Rodovia Presidente Dutra.

Ficou também decidido nesta reunião que as Entidades estarão encaminhando ao Prefeito Nelson Bornier, uma solicitação para implantação do Depósito Municipal em Nova Iguaçu.

Monitoramento Integrado

Luiz Antunes, secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, anunciou que o Centro de Operações recém-inaugurado pela Prefeitura também vai auxiliar o policiamento, monitorando o dia-a-dia da cidade, 24 horas por dia. «Por meio de suas 72 câmeras, o monitoramento integra 14 órgãos, entre eles as secretarias de Obras, Defesa Civil e Ordem Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (...)», explicou o secretário Luiz Antunes também frisou a necessidade da implantação de uma guarda municipal, com efetivo de 200 agentes.