Cresce otimismo entre jovens empreendedores

67% da juventude empreendedora têm boa expectativa quanto ao sucesso de seus negócios e estima ter retorno de seus investimentos em até 5 anos.

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) avalia o impacto do atual quadro econômico do país sobre empreendedores com idades entre 18 e 34 anos, e mostra que 67,3% deles continuam otimistas quanto ao futuro de suas empresas, contra apenas 10,9% que se dizem pessimistas. Segundo os entrevistados, atitudes como dedicação e empenho são essenciais para o aumento no faturamento das empresas.

Para esses jovens empreendedores, a economia brasileira não terá o ano complicado que os analistas de mercado projetam. Ao contrário, acreditam que sua motivação fará com que o faturamento de sua empresa cresça nos próximos cinco anos. De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a autoconfiança é essencial para o desenvolvimento empresarial, mas também conta com outros fatores: “Mesmo os empresários mais confiantes precisam ter a humildade de reconhecer que o conhecimento do mercado é imprescindível”, afirma a economista. Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu, reforça essa ideia: “A força da juventude aliada à sabedoria dos mais experientes são motores da superação dos desafios do mundo dos negócios”, observa Rosemberg.